Ao identificarmos que nossa vida não está no sentido que escolhemos - quando estamos perante as dificuldades que nos parecem insuportáveis e, nos percebemos perdidos. Quando nos deparamos com dores emocionais fortes, a psicoterapia surge como um local privilegiado para falar sobre essas questões.
O que é psicoterapia? Para quem serve? Por que fazer?
Há muitas pessoas que acreditam ou julgam que ao buscar uma psicóloga é assumir-se “insano”, então você, sendo “normal”, nunca se sentiu sobrecarregado, ansioso, triste, angustiado, confuso, perdido?
Com problemas de relacionamento, insatisfação com a vida profissional, pessoal, familiar, dificuldade de adaptação e até mesmo sobre perdas pode ser falado durante o processo psicoterápico.
Um espaço de escuta, onde é possível falar sobre tudo aquilo que desgasta e as vezes impossibilita de levar uma vida mais leve.
Como é o trabalho do psicólogo?
Oferecer um espaço único de escuta. Uma caminhada que o paciente percorre e o psicólogo respeitará a história pessoal de cada um, assim como seus valores, seus desejos e sonhos.
Durante o processo o papel do psicólogo é de facilitador, para que você possa olhar-se de frente e expressar-se, considerando que seus sintomas podem ser entendidos a partir dos laços afetivos de suas vivencias e de suas relações consigo mesmo e com o meio social.
As pessoas questionam por que não falar sobre minhas frustrações para um amigo (a) ao invés de uma pessoa desconhecida?
Pois bem, um familiar ou amigo é alguém que faz parte da sua história de vida, não está apto para te ouvir sem criar esperanças a seu respeito, sem julgar, sem relacionar a sua situação com a dela.
Até mesmo naqueles assuntos mais difíceis de falar, o psicólogo se preparou para te escutar, auxiliar, intervir, estimular suas capacidades e a compreender o quanto você é único, e pode progredir ao desenvolver novos caminhos para lidar com suas emoções. Fazer psicoterapia é um investimento em si mesmo.
E o custo da psicoterapia?
Assim como o médico, o fisioterapeuta, o dentista, o nutricionista e muitos outros profissionais, o psicólogo é um profissional que estudou e continua estudando, dispõe de um local acolhedor, seguro e faz uso de instrumentos e ferramentas algumas vezes não mensuráveis, mas que fazem os seus serviços terem valor.
Tal valor pode ser comparado ao custo de uma ida ao salão de beleza, ao custo de um jantar ou balada/bar com amigos, etc. Porém, pode representar pouco diante daquilo que você pode alcançar.
De forma breve, a maioria de nossas frustrações ocorrem porque não percebemos como atua a mente que nos habita ou não compreendemos porque funcionamos de certa maneira.
Por fim, a condição para buscar psicoterapia é perceber que algo lhe angustia.
Psicóloga Renata Gonçalves – CRP 06/122453
Assuntos relacionados: Psicólogo não tem Bola de Cristal – 8 Mitos sobre a Profissão
Comments